Sobre machismo

Engana-se quem acredita que o machismo faz mal somente as mulheres. Como é uma construção história e faz parte da nossa sociedade, vamos repetindo os padrões automaticamente, sem percebermos o quanto estamos contribuindo para a perpetuação dessa prática.
Como já citei em outros momentos, quando um homem se propõe a desconstruir um estereótipo que estava acostumado, reconhecendo que suas atitudes machistas agridem outras pessoas, ele está dando um passo para o auto conhecimento e cuidado com o próximo.
Nesse sentido, é fundamental que homens analisem suas ações, palavras e sentimentos em relação as mulheres. Voltem um pouco no tempo e lembrem em quais momentos vocês se sentiram coagidos a terem uma atitude de "macho". Homens choram, sofrem, amam, sorriem, sentem medo, se intimidam, alguns não gostam de jogar bola, outros gostam de dançar, alguns não querem sair por aí ficando com várias meninas só para mostrarem que são os "melhores", outros preferem brincar com suas amigas, alguns não gostam de brincadeiras de luta, outros odeiam ficar no escuro...enfim...citei apenas alguns exemplos de situações. Mas você, homem, no seu íntimo, sabe em quais dessas ou outras mais específicas você se reconhece.
Homens e mulheres não são iguais e não queremos que sejam. A beleza da vida está justamente em todas as diferenças das pessoas. No entanto, nossos direitos são iguais. Por isso, vamos repensar a forma de educar nosso meninos, para que esse padrão não se repita. Cada vez que se dirigir a um menino, lembre do menino que você foi um dia. É imprescindível uma quebra de paradigmas para que se formem homens conhecedores da sua responsabilidade perante os outros homens e perante as mulheres. Ah, mais uma coisa: lembrem de jamais culparem suas mães pela criação que vocês receberam, pois elas estavam presas nesse padrão imposto!
Liane Cruz, Ilhéus, 03/06/20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Racismo escondido no bolso

...

Dia da Consciência Negra