Toda menina baiana


“Toda menina baiana tem um santo, que Deus dá
Toda menina baiana tem encanto, que Deus dá
Toda menina baiana tem um jeito, que Deus dá
Toda menina baiana tem defeito também que Deus dá”...

E aí, vamos acordar essa menina baiana que mora aí dentro? Hoje de manhã ouvi essa música e imediatamente me bateu aquela velha vontade de sair dançando pela casa. Já fiz muito isso! E faço ainda, sempre que me dá vontade. A música tem esse encanto, de nos movimentar ou aquietar, a depender da letra ou melodia. Sou movida por música, desde criança. Meu pai me apresentou às clássicas, orquestradas, Elis, Caetano, Gal, Chico, Gil. Com minha mãe, assisti ao primeiro Rock in Rio, ainda criança e me apaixonei pelo Queen! Costumo brincar, dizendo que minha vida literalmente tem trilha sonora! Já participei até de uma comunidade no Orkut com esse tema: “Minha vida tem trilha sonora”! Nossa, fui longe agora, hein!? A música faz isso com a gente!
Mas, voltando à menina baiana do Gil, acredito que nós, mulheres, devemos deixar essa menina sempre viva dentro de nós. A vida acontece com grande intensidade e movimento, todos os dias. Às vezes, nem temos tempo de olhar para nós, fazer um carinho, um aconchego em nós mesmas. No entanto, não precisa ser assim. Somos humanas, cheias de incertezas, belezas, encantos e “defeitos”. Ao acordar, olhe no espelho e veja a beleza, a mulher de curvas, pelos, cheiros, sinais, marcas do tempo, juventude, maturidade...a lista não acaba, somos um infinito de possibilidades e isso é lindo!
Então, levanta, pega sua menina baiana pela mão e leva ela para dançar ao ritmo da vida! Vai lá! Não olhe para o lado, nem se importe com ninguém, só sinta a delícia de ser mulher e dance com essa mulher, que é você!
Liane Cruz, Ilhéus/BA, 25/07/20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Racismo escondido no bolso

...

Dia da Consciência Negra